Compre 3 Pague 2
R$40,00
R$100,00
2 x de R$20,00 sem juros
Ver mais detalhes
Compre 3 e pague 2!

Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.

APOSTIA UENP PR 2025 COMUNICADOR SOCIAL

DESCRIÇÃO DO CONCURSO

Dois novos Concursos Públicos foram anunciados pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O objetivo é contratar 77 profissionais para atuarem como Agente Universitário Profissional e Agente Universitário de Execução em diversos Campi.

DESCRIÇÃO DO MATERIAL

Você está pronto para conquistar sua vaga no concurso público dos seus sonhos? Nossa apostila digital é o material perfeito para a contribuição de seus estudos! Desenvolvida com rigor técnico e qualidade , ela foi criada para atender às suas necessidades com base no edital oficial do concurso .

CARACTERISTICA DO MATERIAL

✅ Formato digital (PDF): Estudo de onde você estiver, pelo celular, tablet ou computador.
✅ Teórico e vitalício: Acesse o conteúdo sempre que precisar, sem prazo de validade.
✅ Atualizada: Baseada no edital de lançamento do concurso, garantindo que você esteja alinhado com o que será cobrado.
✅ Equipe especialista: Material desenvolvido por profissionais experientes em concursos públicos.
✅ Brindes exclusivos: Aproveite recursos adicionais para melhorar ainda mais sua preparação.
✅ Entrega rápida: Após a confirmação de pagamento, você receberá o link para download em até 1 dia útil .

CONTEÚDO DA APOSTILA:

📌 Conhecimentos Básicos: Tudo o que você precisa para acertar nas questões gerais.
📌 Conhecimentos Específicos: Foco total nos conteúdos mais relevantes para o concurso desejado.

IMPORTANTE:

NÃO TRABALHAMOS COM MATERIAL FÍSICO. Toda a entrega é 100% digital para sua conveniência.Garanta agora mesmo a sua apostila e dê o próximo passo rumo à sua aprovação!

🚀Prepare-se com qualidade. Estude com confiança.

COMPOSIÇÃO DO MATERIAL:

Língua portuguesa:

1 Leitura e interpretação de textos: ideias principais e secundárias, explícitas e implícitas; fatos e opiniões; relações intratextuais e intertextuais (em textos literários e não literários). 2 Compreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos e infográficos. 3 Identificação das ideias expressas no texto e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência e exemplificação). 4 Identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; 5 Variedades linguísticas. 6 Textualidade: coesão e coerência textual. 7 Tópicos de norma padrão de escrita: concordância, regência, crase, conectores, ortografia, colocação e emprego dos pronomes e pontuação. 8 Vocabulário: sentido de palavras e de expressões no texto; denotação e conotação. 9 Aspectos gramaticais: concordância e regência verbal e nominal, funcionamento de diferentes recursos gramaticais no texto (níveis fonético-fonológico, morfológico, sintático e semântico). 10 Gêneros textuais: formas e funções. 11 Identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro. 12 Classe de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem e às relações que estabelecem.

Matemática e Raciocínio Lógico:

1 Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números reais, conjuntos, contagem, sequências, porcentagem, acréscimos e decréscimos, nas suas possíveis representações. 2 Sistemas de duas equações e duas incógnitas. 3 Equação do primeiro e segundo graus. 4 Regra de três simples e composta. 5 Expressões algébricas. 6 Grandezas e medidas: quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade, massa, área e volume. 7 Noções de Geometria: forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales. 8 Cálculo da média simples e ponderada. 9 Leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos. 10 Estrutura lógica. 11 Lógica de argumentação. 12 Equivalência e implicação. 13 Argumentos dedutivos. 14 Princípios de contagem e probabilidade. 15 Operações com conjuntos. 16 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

Legislação:

1 Noções de Direito Constitucional: Dos Princípios Fundamentais, Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Dos Direitos Sociais e Da Administração Pública. 2 Constituição Federal: Título I – Dos Princípios Fundamentais; Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Título III – Da Organização do Estado, Capítulo VII – Da Administração Pública; Título VIII – Da Ordem Social, Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto, e Capítulo IV – Da Ciência, Tecnologia e Inovação. 3 Constituição do Estado do Paraná: Título II – Da Administração Pública; Título IV – Da Ordem Social, Capítulo II – Da Educação, Da Cultura e Do Desporto, Seção I - Da Educação, Art. 180 - Autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira das Universidades do Paraná. 4 Código Civil: Título I – Das Pessoas Naturais; Título II – Das Pessoas Jurídicas; Título IX – Da Responsabilidade Civil. 5 Código Penal: Título XI – Dos Crimes contra a Administração Pública. 6 Lei Federal nº 13.709/2018: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 7 Lei Federal nº 12.527/2011: Lei de Acesso à Informação (LAI). 8 Lei Federal nº 8.429/1992: Atos de Improbidade Administrativa. 9 Lei Federal nº 14.133/2021: Lei de Licitações e Contratos Administrativos. 10 Lei Estadual nº 20.656/2021: Normas gerais e procedimentos especiais sobre atos e processos administrativos no âmbito do Estado do Paraná. 11 Lei Estadual nº 6.174/1970: Regime jurídico dos funcionários civis do Poder Executivo do Estado do Paraná. 12 Lei Estadual nº 11.713/1997: Carreira do Pessoal Docente das Universidades Públicas Estaduais do Paraná. 13 Lei Estadual n.º 21.583/2023: Carreira Técnica Universitária das Universidades Públicas Estaduais do Paraná. 14 Lei Estadual nº 20.933/2021: Parâmetros de Financiamento e Eficiência de Gestão das Universidades Públicas Estaduais do Paraná. 15 Estatuto da UENP (acesso aqui). 16 Regimento Geral da UENP (acesso aqui). 17 Lei Estadual nº 18.419/2015: Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná. 18 Lei Estadual nº 11863/1997: Política Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.  19 Lei Federal nº 8.069/1990: Estatuto da Criança e do Adolescente.

Informática:

1 Noções de Informática: Windows e Internet. 2 Conceitos Básicos de Hardware e Software. 3 Componentes de computadores e periféricos. 4 Utilização do sistema operacional Windows 10 e 11: pastas, diretórios, arquivos, atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso de menus, programas e aplicativos, interação com outros aplicativos. 5 Softwares de edição de texto: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafo, fontes, colunas, marcadores, tabelas, impressão, quebra e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, caixa de texto. 6 Softwares de edição de planilhas: estrutura básica das planilhas, células, linha, coluna, pasta, gráfico, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, importação e exportação de dados, classificação de dados. 7 Softwares de edição de apresentações: estrutura das apresentações, edição e formatação de apresentações, slides, anotações, cabeçalho e rodapé, inserção de objetos, numeração, botões de ação, animação, transição de slides, 8 Utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à Internet. 9 Correio Eletrônico e e-mail: uso, preparo e envio de mensagens. 10 Internet: navegação na internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas

COMUNICADOR SOCIAL (RE11)

1 Teorias da comunicação: principais escolas e pensadores. Comunicação, conceitos, paradigmas e principais teorias. 2 Indústria cultural e a teoria crítica. Imagem organizacional e comunicação integrada. Comunicação integrada nas organizações. Comunicação em empresas públicas. Comunicação e opinião pública. Comunicação e imagem pública. 3 Relacionamento com a imprensa. Critérios de noticiabilidade no jornalismo. Atividades jornalísticas no âmbito da comunicação organizacional. Elementos básicos da linguagem jornalística. Análise dos meios de comunicação corporativa e organizacional. Credibilidade e reputação da marca. Comunicação e gerenciamento de Crise. Comunicação e diversidade: meios, veículos e redes sociais. Convergência de mídias. Histórias apreciativas: assessoria de imprensa. 4 Media training. Comunicação pessoal. Balanço social. Comunicação sustentável. O processo da comunicação. Público, massa e audiência. Cerimonial e protocolo. Organização de eventos. História da mídia. 5 A questão da imparcialidade e da objetividade no Jornalismo. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação x segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação. 6 Regulamentação x desregulamentação: legislação, tendências nacionais e internacionais. 7 Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. 8 Marketing institucional: prevenção, formação, manutenção e reação no contexto da sociedade. 9 Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead e pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Linguagem e adequação: terminologia jornalística. 10 Processo gráfico: conceito de editoração e preparação de originais. 11 Projeto gráfico: diagramação, tipologia: caracteres e medidas, justificação, formatos de publicações, mancha gráfica e margens. 12 Planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e internet. 13 Assessoria de imprensa: o papel do assessor nos órgãos públicos: funções do assessor de imprensa, veículos de comunicação internos e externos (house organ, revista e newsletter), edição de jornais, boletins e revistas institucionais. 14 Produção de informação on-line e técnicas de Intranet. Produção de releases para jornal, rádio, televisão, comunicados e notas oficiais. Produção de clippings. 15 Comunicação organizacional: conceitos de estratégia e relações organizacionais com os cenários e ambientes. Noções de propaganda e marketing. 16 Novos sistemas de transmissão digital. 17 Ética. Papel social da comunicação. Código Brasileiro de Telecomunicações.